quarta-feira, 31 de março de 2010
Terminou na tarde desta terça-feira (30) a greve dos professores da rede estadual de ensino. A decisão foi tomada durante uma assembléia geral que ocorreu em João Pessoa. Após 30 dias de paralisação, a categoria encerrou o movimento e aceitou o reajuste de 7,86% concedido pelo Governo do Estado, através de medida provisória assinada pelo governador José Maranhão, a ser publicada no Diário Oficial do Estado. Com o fim da greve, as escolas voltam a funcionar normalmente na próxima segunda-feira (5). O calendário de reposição das aulas será definido em comum acordo com o sindicato da categoria e a Secretaria de Estado da Educação e Cultura (SEEC).O índice será retroativo a janeiro. Além disso, os professores irão receber 5% de aumento salarial a cada mudança de classe. Ou seja, o percentual será aplicado após a conclusão de cursos de licenciatura, especialização, mestrado e doutorado por parte do docente. Além disso, o governo baixou duas portarias oferecendo cursos de qualificação para os profissionais através da rede estadual de ensino e outros benefícios aplicados de acordo com a carreira no magistério. Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras de Ensino da Paraíba (Sinteep/PB), Antônio Arruda, cerca de 22 mil professores e quatro mil funcionários dos colégios estaduais deixaram de trabalhar durante a mobilização, que começou no dia 1º de março. O secretário de Educação e Cultura, Sales Gaudêncio, informou que o reajuste foi oferecido pelo governador José Maranhão no último sábado (27) durante uma audiência concedida aos representantes dos professores no Palácio do Governo, em João Pessoa. O secretário explicou que os docentes reivindicavam uma equiparação de salários com o piso nacional. No entanto, o Ministério da Educação ainda não havia definido o índice. Foi preciso que o MEC recorresse à Advocacia Geral da União (AGU), que indicou o percentual de 7,86%. “Assim que foi definido, o governo aceitou pagar o índice recomendado pela AGU e ofereceu a proposta aos professores”, destacou o secretário. Sales ressaltou ainda o interesse do governo em colocar um fim no movimento que estava prejudicando mais de 350 mil alunos. “Desde que o movimento começou, o governo se colocou à disposição para discutir o assunto. Foram três audiências concedidas, que mostraram o compromisso do Estado com a educação”, observou o secretário. Para Antonio Arruda, o reajuste de 7,86% concedido aos professores pelo Governo do Estado é visto pela categoria como uma conquista. “Avaliamos esse movimento como vitorioso”, enfatizou.
terça-feira, 30 de março de 2010
De acordo com uma nota enviada à imprensa, a categoria afirma que está disposta a radicalizar o movimento paredista caso não haja sensibilização do Governo do Estado junto as reivindicações dos grevistas.
Ainda durante a assembleia de hoje ficou decidido que um ato público será realizado na quarta-feira (31), nas principais ruas de Campina Grande.
A greve atinge 15 mil professores, seis mil técnicos em educação e 400 mil estudantes em todo o Estado.
Confira a nota na íntegra:
'Considerando que o governador José Maranhão não está levando a sério as suas reivindicações, os Trabalhadores em Educação do Estado da Paraíba, em assembleia regional realizada nesta segunda-feira, em Campina Grande, decidiram pela continuidade da greve por tempo indeterminado e ainda estão dispostos a radicalizar o movimento para pressionar o governo, que não quer dar as condições de trabalho e salário digno.
ATO PÚBLICO EM DEFESA DO SALARIO E DE UMA EDUCAÇÃO DE BOA QUALIDADE E CONTRA A PLP 549 QUE PROPÕE CONGELAR SALARIOS DE FUNCIONARIOS PÚBLICOS.
DATA: 31 de março, próxima quarta-feira
INÍCIO: 9h
LOCAL: Praça da Bandeira'
sábado, 27 de março de 2010
O Ministério do Desenvolvimento Agrário através da Secretaria de Desenvolvimento Territorial estão realizando entre os dias 23 e 25 de março, no auditório do Centro de Convenções Ulysses Guimarães o II segundo Salão Nacional dos Territórios Rurais- Territórios da Cidadania em Foco. A cidade de Areia participará do evento através da Associação de Desenvolvimento Sustentável de Macacos e Furnas (ADESMAF). O evento visa destacar a aprovação de boas práticas territoriais. A ADESMAF escreveu e conseguiu a aprovação do projeto que tem como tema: Mulheres que Dinamizam a Agricultura Familiar com o Cultivo de Flores no Brejo, no Território da Borborema. Elisângela de Lima Alves será a responsável de apresentar a experiência das mulheres produtoras de flores do sitio Macacos e Furnas, experiência essa que mudou a vida dessas mulheres, que transformaram a prática de cultivar plantas, um passa tempo comum a maioria das Donas de casa, em uma forma de complementar a renda familiar e destacar a nível nacional o nome das suas localidades. Alem do projeto da cidade de Areia a Paraíba também foi representada pela cidade de São Sebastião de Lagoa de Roça. Em todo Brasil foram escolhidos 143 experiências, que segundo os organizadores foram consideradas como boas práticas territoriais.
sexta-feira, 26 de março de 2010
Terminou sem entendimentos a audiência que os líderes da greve dos professores estaduais da Paraíba tiveram nesta sexta-feira (26) com o governador José Maranhão (PMDB). Em greve desde o último dia 1º de março, eles reivindicam a integralização do pagamento do piso nacional da educação, mas o chefe do executivo estadual explica que a Lei de Responsabilidade Fiscal impende um novo aumento salarial para a categoria.
Basicamente, os dois lados divergem em um ponto simples. O Governo diz que já paga o piso, na medida em que a soma dos vencimentos e das gratificações atingem o valor determinado. A categoria, contudo, quer que os vencimentos sejam incorporados ao salário, porque segundo ele o piso tem que ser alcançado apenas com este primeiro.
Diante do impasse a greve continua e reflete também na Assembleia Legislativa da Paraíba. Na audiência desta sexta, dois parlamentares (um de cada bancada) estiveram presentes e situação e oposição analisam de forma diferente o encontro.
O oposicionista Branco Medes (DEM) diz que o entendimento é difícil e não deslumbra uma solução rápida para o problema. “As negociações não surtiram muito efeito. O Governo do Estado se mostrou intransigente com algumas questões e um entendimento não me parece possível num médio prazo”, alfineta.
O situacionista Dr. Verissinho (PMDB), contudo, diz que lamenta o impasse, mas comemora a abertura de um “importante canal de diálogos” Segundo ele, o que importa neste momento é que Governo e grevistas já se dispuseram a conversar para encontrar uma solução viável.
“O início das conversas entre as partes já é um importante começo. O Governo explicou que ainda existem algumas pendências legais sobre o piso e que isto ainda tem que ser decidido, mas podemos perceber a boa vontade do governador em conversar”, contrapôs.
quinta-feira, 25 de março de 2010
Serão disponibilizados cursos nas áreas de Telemática, Agroextrativismo, Metalmecânica, Alimentação, Pesca e Psicultura, Construção e Reparo, Comunicação e Marketing Social, Vestuário, Hotelaria, Informática e Vestuário.
A seleção foi feita com base no banco de dados de pessoas cadastradas no Sistema Nacional de Emprego (Sine-PB) durante o ano de 2009. Os públicos prioritários são comunidades quilombolas, indígenas, pescadores, portadores de necessidades especiais, assentados da Reforma Agrária, autônomos e cadastrados no programa Bolsa Família. Os selecionados serão avisados por meio de comunicado. Nas cidades onde não existem postos do Sine, as Secretarias de Assistência Social serão responsáveis pela seleção.
As verbas do plano são do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) com contrapartida do governo estadual. Plano esta sendo coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (SEDH). Mais informações pelo telefone 3218-6600/ 6617.
A cidade de Areia será comtenplada com o curso de pintura em tecido/vidro/cerâmica
quarta-feira, 24 de março de 2010
O comando de greve estadual dos professores, junto com representantes da Central Única dos Trabalhadores na Paraíba (CUT-PB), terá uma audiência com o Governador do Estado, José Maranhão. O encontro está marcado para às 7h00 da manhã da próxima sexta-feira (26), no Palácio do Governo. Na audiência será discutida uma nova proposta sobre as reivindicações da categoria, que está em greve há 24 dias.
A audiência foi marcada depois que os professores ocuparam a Assembléia Legislativa do Estado, cobrando dos parlamentares um posicionamento sobre as reivindicações da categoria, que cobra o cumprimento do piso nacional do magistério. A ocupação resultou na realização de uma sessão especial. 'Com isso, conseguimos um canal de negociação direto com o governo do Estado, para obter esta audiência com o governador', destacou Paulo Tavares, secretário de Organização Sindical e Política Sindical da CUT e secretário de Organização do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação no Estado da Paraíba (Sintep-PB).
O sindicalista informou que após a ocupação da casa, a categoria se reuniu em assembléia e decidiu manter a greve até a próxima sexta-feira. 'Depois do encontro com o governador, teremos uma nova assembléia geral para avaliar o que o governo irá oferecer. Até agora, a proposta oferecida foi recusada. O governo quer dar 5% de desconto retroativo a janeiro sobre o piso antigo e 5% sobre os recursos do Fundep, retroativo a fevereiro', disse Paulo Tavares.
Será em seis finais de semana - de 19 de julho a 29 de agosto - a quinta edição do Projeto Caminhos do Frio – Rota Cultural, que deverá contar com a participação de milhares pessoas, nos municípios de Alagoa Grande, Areia, Bananeiras, Alagoa Nova e Serraria. Já Solânea, Campina Grande e Dona Inês somente integrarão oficialmente o Projeto em 2011.
Em reunião com a coordenação do secretário da SETDE (Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico), Edivaldo da Nóbrega, três municípios solicitaram a entrada no Projeto: Solânea, Campina Grande e Dona Inês, ainda em 2010. Estes devem realizar seus eventos, separadamente, e encaminhar solicitações ao Fórum de Turismo do Brejo, que analisará os pleitos para um possível ingresso em 2011. Presentes, os representantes da Secretária de Turismo de Bananeiras, Ana Gondim; Areia, Ney Vital; Alagoa Nova, Zeomarx Bezerra; Serraria, Ricardo Duarte; Solânea, José Martins de Sousa, mais o prefeito Francisco de Assis de Melo; Pilões, o vice prefeito Guilhardo de Castro; Dona Inês, secretário Mariano Ferreira da Costa; Campina Grande, Mariana Coelho; e Vânia Ferreira, presidente do Fórum de Turismo do Brejo.
O secretário Edvaldo da Nóbrega abriu a reunião conclamando a união de todos no sentido de encaminhar o Projeto, que já completou cinco anos, de forma unificada, para que haja os ganhos esperados pelas populações dos municípios, onde aumentará o fluxo turístico incrementando as economias locais.
O secretário se comprometeu em encaminhar as reivindicações dos municípios no sentido de melhorar a infraestrura para receber os turistas, como a recuperação das estradas de acesso aos municípios. Em seguida, a Secretária de Turismo, de Bananeiras, Ana Gondim, fez uma exposição mostrando os primórdios do Projeto Caminho do Frio, a partir da realização de um Seminário do Turismo da Microrregião do Brejo, em Areia; a implantação do Projeto e consolidação em 2006, tendo incrementado a cultura de forma localizada, em cada município e na região como um todo.
O secretário Mariano Ferreira da Costa, de Dona Inês, defendeu a inclusão do seu município no Projeto e, para tanto, mostrou o potencial local, como o artesanato, folclore, grupos musicais e a natureza, com destaque para a Serra das Pedras e as diversas cachoeiras.
O prefeito Francisco de Assis de Melo, de Solânea, também defendeu a inclusão do seu município, destacando que “quando se fala em frio, na Paraíba, Solânea vem logo a cabeça de todos. Tem vasta atração turística como o conhecido Caminhos do Padre Ibiapina, Grupos Folclóricos, forró pé de serra, diversos filhos ilustres na literatura e política e uma belíssima natureza”.
O nome de Campina Grande foi defendido pela diretora executiva da Secretária de Turismo, Mariana Coelho, que “destacou o fato de o município possuir cerca de três mil leitos, um completo calendário turístico, com o Festival de Inverno, o Maior São João do Mundo, até sete de julho e tantos outros, com ampla cobertura da mídia nacional.
Com o detalhe de que teremos a Copa do Mundo este ano, com um incremento do turismo muito grande”.
terça-feira, 23 de março de 2010
A coordenadora do programa de Estratégia de Saúde da Família, concedeu entrevista ao radialista Nelson Almeida e falou sobre um projeto que ela esta pondo em prática, com o apoio da secretária de saúde do município, que se refere ao câncer do colo do útero. Durante o ano de 2009 a enfermeira Fátima Andrade representou a cidade de areia em um estudo, que visa resolver através de estratégias um problema identificado em diversos municípios do Brasil, que é a baixa cobertura na realização dos exames de câncer do colo do útero. Nos últimos 5 anos, somente em 2008 e 2009 a secretaria municipal de saúde de areia conseguiu atingir a meta de realizar o exame em 30% das mulheres entre 25 e 59 anos, o que equivale a 1247 mulheres. Com esse projeto que será implantado na cidade de areia, os profissionais da saúde do município, receberão capacitação e terão suas praticas atualizadas para melhor atender e ampliar a coleta do exame e a busca ativa das mulheres. Na verdade a campanha já começou desde o dia 2 de janeiro e vai ate o final de dezembro. O que se busca, no entanto, é aumentar o numero de exames realizados priorizando mulheres que nunca realizaram este exames preventivos. Dentre todos os tipos de câncer, o do colo do útero é o que apresenta um dos mais altos potenciais de prevenção e cura, chegando perto de 100% quando diagnosticado precocemente. O publico alvo da campanha, são mulheres de 25 e 59 anos, e só através da realização do exame preventivo é que essas mulheres podem descobrir que estão acometidas com o câncer do colo do útero. Esse tipo de câncer, nem sempre apresenta sintomas, é uma doença silenciosa com ausência de sintomas, ou apresenta quadros de sangramento vaginal após relações sexual ou de vez em quando, secreção vaginal com mau cheiro de dor abdominal nos casos mais avançados da doença. A prevenção se faz através da realização do exame preventivo, conhecido como “Papanicolau” ou ainda exame de lamina como algumas mulheres conhecem. A realização do exame não dói, é rápido, mas requer da mulher uma preparação como: não estar menstruada, não estar fazendo uso de cremes vaginais, não ter relações sexuais por dois dias antes do exame. As principais causas desse tipo de câncer são: cigarro, mulheres que tiveram sua primeira relação sexual muito cedo entre os 16 anos, as que tiveram muitos parceiros, as que tiveram vários partos e as que apresentam HPV, um vírus extremante comum e que algumas vezes se adquiri através do contato sexual com parceiro portador do vírus. A secretaria de saúde do município de areia convida todas as mulheres a realizarem o exame preventivo, para isso basta procurar o posto de saúde mais próximo da sua casa e agendar o exame. Lembre-se, a prevenção é a melhor medida contra o câncer. Portanto não vamos dar colo ao câncer de útero
O prefeito do município de Areia, Élson Cunha Lima (DEM) e o vice Ademar Paulino de Lima (PMDB) foram absolvidos, na sessão desta segunda-feira (22), das acusações que pediam suas cassações.
Os relatores dos processos, juiza Niliane Meira e o juiz João Ricardo Coelho, dos quais Cunha Lima era réu alegaram que não havia provas irrefutáveis contra o gestor e o vice. A ação foi movida pela Coligação Apaixonados por Areia, adversária do democrata.
Cunha Lima era acusado de gastos irregulares e de contratações irregulares de servidores na Secretaria de Saúde do município.
Conforme o relator, João Ricardo Coelho: "Os gastos em Saúde e Educação são básicos e não podem ser cessados em qualquer época. O aumento dessas despesas não pode ser entendido como captação de sufrágio", disse.
Do PB Agora
Na sessão desta segunda-feira (22), o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), julgou recurso de Ação de Investigação Judicial Eleitoral, interposto pelo Ministério Público (MPE) e pela Coligação Apaixonados por Areia, em face do prefeito de Areia, Elson da Cunha Lima Filho, e seu vice, Ademar Paulino de Lima, pela prática de conduta vedada.
A Corte Eleitoral multou, em 106 mil e 410 reais, o prefeito e o vice-prefeito de Areia. A aplicação da pena deu-se devido ao excesso de gastos com propaganda publicitária, nas eleições de 2008. Os recorridos ultrapassaram em 30 por cento o valor permitido pela Justiça Eleitoral.
O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) também decidiu, por unanimidade, pela reformulação da sentença de primeira instância que cassou os mandatos do prefeito de Areia, Elson Cunha Lima Filho (PSDB), e do vice-prefeito, Ademar Paulino de Lima (PMDB), por suposta prática de conduta vedada, abuso de poder econômico e captação ilícita de sufrágios nas eleições de 2008.
segunda-feira, 22 de março de 2010
Projeto Básico do arquiteto paraibano Marcos Santana, orçado em cerca de 5 Milhões e meio de reais.
O prefeito da cidade de Areia, no Brejo da Paraíba, médico Élson da Cunha Lima Filho – Dr. Elsinho anunciou em um programa de rádio local que a tão sonhada e almejada revitalização do Parque do Quebra, será executada na sua administração. O prefeito informou que o contrato de repasse dos recursos na ordem de R$ 5.450,258 (cinco milhões quatrocentos e cinqüenta mil e duzentos e cinqüenta e oito reais) já foi assinado com a Caixa Econômica, na semana passada em João Pessoa.O projeto de revitalização do Parque do Quebra é um dos projetos contemplados com recursos do Pac das Cidades Históricas, lançado em 28 de agosto pelo Governo Federal para restaurar e conservar o rico Patrimônio Histórico do Brasil e deverá injetar R$ 150 milhões por ano em 124 cidades históricas. A cidade de Areia - primeira da Paraíba reconhecida como Patrimônio Nacional da Cultura - é uma das que serão contempladas com recursos do PAC. “É uma iniciativa inédita tanto pela criação de uma política urbana com objetivos bem definidos e respeito ao Patrimônio Histórico e pela cultura dessas cidades. É preciso realizar uma gestão do patrimônio cultural como elemento estratégico para o desenvolvimento social”, disse a Chefe de Gabinete da Prefeitura de Areia a engenheira Karla Cunha Lima Viana. Ainda segundo Karla, a cidade de Areia cumpriu todas as etapas desde a elaboração dos projetos, capacitação de Técnicos envolvidos na elaboração do Plano de Ação em Brasília e a realização das plenárias populares com os munícipes na Câmara Municipal.O projeto arquitetônico básico do arquiteto e professor Marcos Santana prevê um pórtico de entrada, um mirante, uma unidade administrativa, vestiários, salão multiuso para eventos e jogos, a restauração da fonte do Quebra, os lagos serão desassoriados e revitalizados, terão trilhas ecológicas com paradas para descanso, será feita a drenagem pluvial de toda área de 12 hectares, além de toda recuperação ambiental com contenção de encostas e plantio de mudas de árvores nativas, o parque será todo iluminado e também terá a instalação de um parque infantil, dentre outros serviços estruturantes, tais como a questão sanitária.O prefeito Élson da Cunha Lima Filho(foto) disse que esta é uma obra muito importante, não só para a cidade de Areia, mas para todo o brejo da Paraíba. “Tenho certeza que a revitalização do Parque do Quebra será um divisor de águas na nossa região e irá transformá-lo em um dos maiores pontos turísticos do nosso Estado, alavancando ainda mais o turismo na nossa cidade. Gostaria de dividir toda essa alegria e destacar a importância das parcerias entre a Prefeitura Municipal de Areia, o IPHAN, Ponto de Cultura e AMAR, que foram parceiros importantes nessa conquista”, destacou Dr. Elsinho.A História do “Quebra”: Fonte Sedutora de AreiaDentre as vertentes e encostas do município, destaca-se, em plena zona urbana, o “Sitio Quebra”, uma nascente de águas cristalinas que serpenteia na depressão geográfica do sítio homônimo, que já no início do século XVIII chamava a atenção dos moradores da cidade que ali se dirigiam para tomar banho e também para prover o consumo residencial de água. A descida pela ladeira íngreme fez com que o local passasse a ser conhecido inicialmente como “Sítio do Quebra Pote” e posteriormente por “Sítio Quebra”.A construção do “Banho do Quebra” foi iniciada em 1885, sem dispêndio financeiro do poder público. A obra foi idealizada pelo maestro Tristão Granjeiro de Almeida e Melo (tio de Pedro Américo) que mobilizou a comunidade com a realização de Festivais no Teatro Recreio, atual Teatro Minerva, para arrecadar fundos para a construção do Banho. A mobilização foi tanta que elementos da sociedade areiense, com entusiasmo, auxiliavam os operários na construção da obra, que foi inaugurada no dia 1º de janeiro de 1886.Narra o escritor Horácio de Almeida no livro História da Paraíba, que a inauguração aconteceu com festa tendo Tristão Granjeiro desfilado pelas ruas da cidade com a Banda da Fênix, acompanhado de autoridades e famílias rumando depois com todo o cortejo para o “Sítio Quebra”. Ali houve discursos e uma girândola de 200 dúzias de foguetes. Tristão Granjeiro entusiasmado com o acontecimento passou o dia a reger sua orquestra e a se banhar quase continuamente no “Quebra”.O “Banho do Quebra” se tornou um local de encontro das famílias e posteriormente um ponto turístico com visitas de pessoas que para lá se deslocavam em busca de um banho saudável, bastante frio e com água cristalina.Em 1975, na administração do prefeito Élson da Cunha Lima, pai do atual prefeito, ao completar o seu 1º Centenário o “Banho do Quebra” foi reformado e ampliado com a construção de uma Quadra de Esportes e uma Churrascaria, sendo denominado o local de “Parque Recreativo Eleonora Apratto Perazzo” (em homenagem a avó materna de Dr. Elsinho, que era italiana). Também sua via de acesso foi calçada.Na década de 80, tem início a decadência do “Quebra”, ocasionado principalmente pela falta de esgotamento sanitário da região próxima que resultou na poluição de suas águas e por fim o completo abandono do complexo.O abandono levou não só a deterioração das suas edificações, mas também ao uso inadequado do solo com a instalação de moradias em condições subumana.Ciente da importância do “Sitio Quebra” para a cidade de Areia, não sópela sua referencia histórica, mas também pelas questões ambientais e as novas oportunidades que o turismo vem trazendo para a cidade, a Prefeitura Municipal, com recursos do Pac das Cidades Históricas irá revitalizar o Quebra, tornando-o uma alternativa de lazer para a comunidade, bem como um atrativo turístico para a cidade aliado à necessária proteção do meio ambiente.
domingo, 21 de março de 2010
Depois de enfrentarem meses marcados por estiagens e temperaturas elevadas, os moradores de 96 municípios paraibanos localizados nas regiões do Brejo, Agreste e Litoral da Paraíba deverão vivenciar um período de chuvas estáveis, entre os meses de abri, maio e junho deste ano.
Pelo menos é essa a previsão dos pesquisadores e meteorologistas de todos os Estados nordestinos, elaborada durante a XVIII Reunião de Análise e Previsão climática para o Setor Norte e Nordeste do Brasil, realizado durante dois dias em Recife. O relatório foi divulgado nesta sexta-feira (19), ao final do evento, e prevê precipitações dentro da média histórica nas três regiões do Estado.
No Brejo, Agreste e Litoral, conforme os meteorologistas da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), a média anual de chuvas é de 800 a 1.500 milímetros. De acordo com o relatório, a probabilidade de que as precipitações fiquem acima da média nos próximos três meses é de 25%, enquanto são 40% as chances de que as cidades registrem chuvas dentro da normalidade e 35% as possibilidades de que elas estejam baixo da média histórica.
A previsão, conforme os meteorologistas, é um reflexo do aumento da temperatura das águas do Oceano Atlântico, que influenciam diretamente sobre a ocorrência de chuvas na região Leste do Nordeste brasileiro. Já sobre o Oceano Pacífico, o El Niño apresentou sinais de enfraquecimento, o que também deverá contribuir para as precipitações. No encontro, os meteorologistas também analisaram imagens de satélites, a força dos ventos e as condições históricas das três regiões.
Para a meteorologista da Aesa, Marle Bandeira, que representou a Paraíba no encontro, a previsão deve amenizar a situação dos municípios paraibanos que estavam sofrendo com a falta de chuvas. "O objetivo foi fazer a previsão para parte Leste do Nordeste, que abrange essas três áreas paraibanas. Para essas três regiões, a expectativa é bem melhor no período chuvoso, que vai de abril a junho", discorreu a especialista.
Já no que se refere à temperatura, os estudiosos preveem que o calor registrado nos primeiros meses do ano deverá se manter. O Brejo, Agreste e Litoral registram historicamente uma média de temperatura entre 28°C e 29°C, durante o segundo trimestre do ano. "Estamos no início da época do outono e é comum termos temperaturas mais amenas. Em 2010, esse índice deve ficar em 30°C, um pouco mais elevado", observou Marle Bandeira.
No evento, os meteorlogistas também voltaram a analisar a situação climática para as regiões do Cariri, Curimataú e Sertão do Estado. Conforme o documento, os 127 municípios situados nessas áreas continuarão tendo problemas com a seca e a irregularidade das chuvas. A probabilidade de 50% é de que as chuvas continuem abaixo da média histórica; 30% indicam precipitações dentro da normalidade e somente 20% preveem chuvas acima da média.
sexta-feira, 19 de março de 2010
O Blog www.areia-pb.blogspot.com está disponibilizando em seu seguimento NOTÍCIAS DE AREIA uma cartilha criada pela Controladoria-Geral da União (CGU) com orientações básicas sobre o papel dos vereadores como fiscais das prefeituras. Intitulada O Vereador e a Fiscalização dos Recursos Públicos Municipais, a cartilha apresenta uma série de situações em que o vereador ou o cidadão pode exercer essa fiscalização.
A cartilha dará inicio a várias matérias sobre os vereadores da cidade de Areia. O objetivo destas matérias é mostrar para a população o papel do vereador em seu município e como o povo pode cobrar daquele vereador que ele ajudou a se eleger. Já está disponível várias informações dos trabalhos realizados pelos vereadores na câmara municipal durante o ano de 2009. Por exemplo o vereador Félix Silva, o popular Biu da Rádio enviou 22 requerimentos a Câmara Municipal.
Participação dos Vereadores na tribuna da Câmara Municipal da cidade de Areia durante o ano de 2009
Vereadores Quantidade
1. Félix Silva (Biu da Rádio) 20 vezes
2. Gerinaldo Santos Dutra (Gera da Jussara) 17 vezes
3. Nelma Carneiro (Nelma) 13 vezes
4. Marinésio dos Santos (Rui de Mata Limpa) 11 vezes
5. Vicente Bernardo (Sopa) 10 vezes
6. Clodoaldo Albuquerque (Clodoaldo) 09 vezes
7. Edilton S. do Nascimento (Edilton) 04 vezes
8. Carlos Roberto (Tito) 02 vezes
9. Ronaldo do Nascimento (Ronaldo) 01 vez
Vereadores Quantidade
Félix Silva 01 falta
Gerinaldo Santos Dutra 07 faltas
Nelma Carneiro 02 faltas
Marinésio dos Santos 06 faltas
Vicente Bernardo 09 faltas
Clodoaldo Albuquerque 07 faltas
Edilton Silva do Nascimento 16 faltas
Carlos Roberto Nenhuma
Ronaldo do Nascimento 08 faltas
O Vereador que mais faltou foi Edilton Silva com 16 faltas.
O Vereador que não faltou foi Carlos Roberto.
Número de requerimentos apresentados na câmara municipal no ano de 2009 pelos vereadores
Vereadores Quantidade
Félix Silva 22
Gerinaldo Santos Dutra 17
Nelma Carneiro 35
Marinesio dos Santos 18
Vicente Bernardo 29
Clodoaldo Albuquerque 02
Edilton Silva do Nascimento 27
Carlos Roberto 14
Ronaldo do Nascimento 08
Os Vereadores com maior número de requerimentos apresentarão alguns requerimentos do ano de 2009 novamente em 2010, por este motivo ficaram com um alto índice de requerimento no ano de 2010.
Entre os vereadores novatos que mais se destacaram em requerimentos
· Félix Silva ( 22 Requerimentos )
· Gerinaldo Santos Dutra. ( 17 requerimentos )
Vereadores com maior índice de requerimento no ano de 2009
· Nelma Carneiro ( 35 Requerimentos )
· Vicente Bernardo ( 29 requerimentos )
· Edilton Silva do Nascimento ( 27 Requerimentos )
quarta-feira, 17 de março de 2010
Ao ser recepcionado na entrada da cidade de Pilões pelo prefeito Félix Antônio Menezes (Coca, como é mais conhecido) e várias lideranças da região, na manhã desta terça-feira (16), o governador José Maranhão e comitiva foram observar de perto os 21 quilômetros da PB-087 que ligam Pilões ao município de Areia, na região do Brejo Paraibano. Durante todo o percurso, o governador foi recepcionado por populares e seguido por uma grande carreata. Em seguida, o governador e comitiva se dirigiram à Praça João Pessoa, centro da cidade de Pilões, onde assinou a ordem de serviço no valor de R$ 4.101.366,06 para restauração daquela rodovia estadual. A restauração ficará a cargo da Engenharia, Sinalização e Serviços Ltda. Maranhão estava acompanhado do ex-governador Roberto Paulino, lideranças políticas estaduais e secretários de Estado e um grande número de populares.Uma nova rodoviaEm seu discurso, o governador disse que voltar a Pilões e trazer uma obra tão importante para a cidade é motivo de orgulho. “Chegar com uma obra fundamental para a vida social e econômica deste município, a restauração da rodovia Pilões/Areia, é muito gratificante, por saber principalmente que boa parte da riqueza de Pilões circula por essa estrada e a produção depende muito dessa rodovia, assim como ela serve a Areia, já que as duas economias são complementares e se cruzam no interesse múltiplo do comércio de troca e venda”, declarou.Em relação à visita que fez ao trecho danificado, Maranhão disse que essa restauração é praticamente uma rodovia nova. “Esse trecho que visitamos até a cerâmica está totalmente danificado, no osso como diz o ditado. O asfalto acabou, é um buraco atrás de outro, essa estrada é mais complicada porque só tem três anos de restaurada e não era para estar nesse estado. A espessura é muito pequena, talvez um centímetro de asfalto”, disse o governador.CompromissoMaranhão atendeu ainda a outra reivindicação do prefeito Coca: a restauração da estrada que liga o município de Pilões a Cuitegi, que segundo o prefeito “encontra-se em péssimo estado e é de grande utilidade para o município”. Na ocasião, o prefeito Coca agradeceu os benefícios trazidos pelo governador e ressaltou que o chefe do Executivo está sempre prestigiando o município, assinando a ordem de serviço para Pilões e prometendo mais um benefício à população. “Receber mais esse benefício do Governo do Estado é uma grande satisfação para todos nós. O governador tem trabalhado tanto pela nossa cidade, como por vários outros municípios. Esse é um momento de alegria pela atenção que o senhor governador tem demonstrado ao nosso município”, disse.Antes e depoisJá o superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Solon Diniz, observou que a estrada está totalmente danificada. “No final da gestão passada do governo Maranhão, a estrada recebeu os cuidados necessários, mas nesses últimos seis anos que antecederam a volta do governador, ela ficou totalmente abandonada e não recebeu nenhum tratamento, chegando ao caos que hoje se encontra”, disse Diniz, ressaltando ainda que a obra é de extrema importância face ao momento de produção do município.Aguardada com muita expectativa por milhares de moradores dos dois municípios do Brejo, a restauração proporcionará mais segurança e conforto aos usuários da rodovia, hoje bastante movimentada. É assim na visão da agricultora Sônia Maria de Sousa, que avaliou a presença do governador ao município como muito importante. “É maravilhoso receber do governador a reconstrução das nossas estradas, porque elas estão muito ruins, mas agora com essa visita vai ficar bem melhor e valeu a pena”. Já a técnica em Enfermagem, Terezinha Gleide, definiu a visita como muito proveitosa para Pilões. “Achei a visita maravilhosa, pois o governador além de ser uma pessoa de fé é amigo e camarada”.
domingo, 14 de março de 2010
A Prefeitura Municipal de Areia, através da Secretaria de Ação Social reuniu no Teatro Minerva os moradores da Rua Arenópolis e Rua da Barreira para informar às famílias cadastradas que o prefeito Élson da Cunha Lima Filho – Dr. Elsinho, já assinou convênio com a Caixa Econômica Federal, para construção de cerca de 180 casas populares no município, através do Programa Federal “Minha Casa Minha Vida”. De inicio a cidade de Areia será contemplada com 60 casas, o intuito da administração do município é remover todas as famílias que moram na conhecida Rua Arenópolis (por trás dos correios), a referida rua esta localizada em área de encosta o que pode colocar em risco as famílias que residem naquela localidade. As outras famílias que serão beneficiadas residem na rua da barreira (em frente ao Fórum), famílias que residem ainda em casas de taipa propensas a diversos tipos de doenças. Segundo a secretária de Ação Social do Município Lúcia de Fátima de Lima Araújo,todos os futuros beneficiários já foram informados, cadastrados e já assinaram toda a documentação, inclusive o prefeito também já assinou todos os cadastros, dando ciência às famílias que serão beneficiadas com as novas moradias.
sexta-feira, 12 de março de 2010
A cidade de Areia foi uma das cidades beneficiadas com uma das novas viaturas policiais adquiridas pelo Governo do Estado visando melhor equipar o aparato policial que garante a segurança da população paraibana. Na ultima sexta feira 12, chegou ao Centro Integrado de Policia Civil e Militar da cidade de Areia, uma das caminhonetes marca Foord modelo Ranger 4x4, que serão utilizadas tanto na patrulha urbana como na patrulha rural. Os veículos a disposição do policiamento na Paraíba, por se tratar de veículos de passeio, não propiciavam as condições necessárias para, garantir o policiamento também na zona rural, devido a precariedade das estradas vicinais do Estado. Agora com essas novas viaturas com tração nas 4 rodas, a população do campo poderá se sentir um pouco mais protegida, sabendo que a policia possui um veículos com condições necessária para atender os chamados também da zona rural. A cidade de Areia que possui um Pelotão da Policia Militar e contava com dois veículos, um Gol, que continua a disposição da policia militar e agora com a chegada dessa nova viatura será utilizado na segurança das instituições financeiras não só de areia, como de outros municípios da região, e um Santana que fica a disposição da policia civil para a realização das suas investigações. A população Paraibana aguarda agora, que cheguem ao nosso Estado os dois helicópteros, tão prometidos não só por essa gestão, mas por anteriores e que os investimentos na área de segurança em nosso Estado sejam aumentados, pois o índice de criminalidade na Paraíba vem aumentado, ao inverso dos investimentos que a cada dia que passa só vem minguando
quinta-feira, 11 de março de 2010
Ainda no clima quente dos verões paraibanos a comissão de cidades sedes e o Sebrae Paraíba, responsáveis pela ‘Rota Cultural Caminhos do Frio’, reuniram-se na tarde desta quarta-feira (10), no Sebrae, em João Pessoa. O grupo aproveitou o encontro para ajustar o período de realização do evento, além do ajustamento de conduta para a valorização de artistas da terra na programação e discussão de problemas enfrentados por cada município na realização da Rota.
Com o frio como grande atrativo, o Caminhos do Frio é realizado sempre nos meses onde se registram as temperaturas mais baixas da região do Brejo paraibano. Em 2010 a Rota deve acontecer entre o final do mês de julho e em todo o mês de agosto, ainda sem data determinada para a grande abertura e fechamento, além de não estarem definidas a sequencia de cidades a receberem as atrações.
Segundo Regina Amorim, gestora do projeto de Turismo do Sebrae Paraíba, a idéia em 2010 é defender atividades e apresentações que sejam da cultura paraibana. “Temos que caracterizar cada vez mais o Caminhos do Frio com a cara do nosso estado, para isso temos que ter gente da terra, produtos da terra. Se você vai a uma viajem a Serra Gaúcha você quer ver o artista mostrando as tradições da Serra Gaúcha. O turista que vem a Paraíba quer ver a nossa Zabé da Loca, as pinturas de Pedro Américo. Ele quer o local, a tradição, a cultura do povo”, explica.
Dentro da perspectiva de encarar o evento como uma injeção de renda nos municípios, durante a reunião os gestores também estabeleceram o direcionamento do público que deverá ser chamado para as atividades do evento. São pessoas pertencentes da classe A e B, além dos formadores de opinião deverão ser o grande foco do Caminhos do Frio 2010. De acordo com Regina quando se estabelece um trabalho de turismo como um negócio exige-se uma segmentação de quem é o turista que deve estar ali.
“Selecionar mais o público garante um evento realmente de caráter cultural e com formato de turismo feito para o negócio. Com as atrações locais na programação já damos um direcionamento melhor, uma coisa acaba levando a outra e isso ajustado entre todos os prefeitos dos municípios integrantes da Rota só tende melhorar o produto”, afirma a prefeita da cidade de Bananeiras, Marta Ramalho. A cidade participou de todas as edições do Caminhos do Frio e na última chegou a receber 1.500 turistas por noite de evento.
Outra grande novidade revelada durante a reunião é que uma empresa de eventos estará acompanhando, dando apoio e organizando toda a grade de programação do Caminhos do Frio em todas as cidades. “A iniciativa é inovadora e pretende amarrar melhor todas as atividades dando um apoio maior para as prefeituras já que esse é um evento de grande porte”, comenta Coca, prefeito do município de Pilões.
A empresa de eventos responsável também passará por todas as cidades para conhecer os espaços e ajustar a programação dos shows, oficinas e demais atividades. Nesta próxima segunda-feira, 15, a empresa visitará as cidades de Alagoa Nova e Areia, dia 16 em Pilões e Serraria, e por fim no dia 17 em Bananeiras e Alagoa Grande.
segunda-feira, 8 de março de 2010
A Secretaria Municipal de Saúde está convidando todas as famílias areienses, para se fazerem presentes as comemorações do “Dia Internacional da Mulher”, que serão realizadas no Teatro Minerva, nesta segunda feira dia 8 de março. A programação contará com: abertura do evento, em seguida palestra com a Dr Edna Guedes, o Sr Meritíssimo Juiz de Direito Dr Edailton Medeiros proferirá palestra sobre a “Lei Maria da Penha”, já no período da tarde a Dr Mayra Pereira dos Santos Professora da UFCG em Obstetrícia Ginecologia também proferirá uma palestra, logo após, a Coordenadora da Atenção Básica, Maria de Fátima Andrade falará sobre A Campanha de Prevenção do Câncer do colo do Útero a ser desenvolvida nesse ano de 2010 na cidade de Areia. A parte final do encontro será dedicado a apresentações culturais, com a apresentação do Grupo de Tradições Folclóricas da Escolinha “Risco e Rabisco” e em seguida a apresentação da Filarmônica Abdon Felinto Milanez, que esta comemorando 164 anos de existência. Dar uma atenção diferenciada a mulher, garantindo-lhe o acesso à saúde, a educação e a todos os benefícios que visam proteger a família, por ser justamente a mulher, defensora máxima dessa instituição, demonstra o compromisso do prefeito Elson Cunha Lima Filho com as famílias areienses.
A Prefeitura Municipal de Cabedelo anunciou nesta sexta feira, (05-03) o edital da realização de concurso público destinado à seleção de candidatos para o preenchimento de 889 vagas em cargos de nível fundamental, médio e superior. As inscrições serão feitas pela internet, através do site: www.ibfc.org.br, no período de 15/03/2010 a 16/04/2010. As provas estão previstas para o dia 16/05/2010.Durante o período de inscrição, informações presenciais serão fornecidas no Ipsemc e na Secretaria de Saúde, no horário das 8h às 12h e das 14h às 17h. O Ipsemc está localizado na rua Juarez Távora, nº 648, Praia Formosa, Cabedelo (próximo ao Bar Samburá) e a Secretaria de Saúde situa-se na rua Duque de Caxias, S/N, Centro, Cabedelo. Para baixar o edital do concurso clique no link abaixo:Edital
sexta-feira, 5 de março de 2010
A decisão foi tomada mesmo após o Governo do Estado, através do secretário da Educação e Cultura, Sales Gaudêncio, dar garantias de que irá pagar o piso salarial retroativo a janeiro e fevereiro. A promessa foi feita na noite da segunda-feira (1º), durante reunião realizada no Palácio da Redenção, em João Pessoa.
De acordo com o coordenador geral do Sintep/PB, Antônio Arruda, na reunião da segunda-feira também ficou decidido que será cumprido por parte do Governo do Estado o repasse do índice de reajuste do piso salarial tão logo o valor seja definido pelo Governo Federal.
Durante a semana, Antonio Arruda informou que a luta da categoria não é apenas por ganhos salariais, 'mas, sim, pelo cumprimento de uma lei, pelos direitos de todos os trabalhadores e trabalhadoras em educação, pelo Plano de Cargos, Carreira e Remuneração para os servidores não docentes, pela paridade para os aposentados e por condições dignas de trabalho nas escolas!'.
O principal impasse para o fim da greve foi diante do que a categoria considera ‘erro’ na publicação da Medida Provisória por parte do Governo que deixou claro a realização de alterações salariais referentes a um ‘piso estadual’ e não de um ‘piso nacional’.
Os professores também já decidiram realizar uma nova assembléia no próximo dia 16, para avaliar o movimento e se o Governo cumpriu o que ficou acertado.
Cerca de quinhentos mil alunos da rede estadual de ensino na Paraíba estão prejudicados pela greve dos professores, servidores e trabalhadores em Educação e ficaram sem aulas. A greve foi anunciada na sexta-feira (26), após uma assembléia realizada pela categoria.
quinta-feira, 4 de março de 2010
Entre os dias 3 e 7 de março, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Areia estará recebendo a visita Pastoral do Sr Bispo Diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena. O Bispo se encontrará com os diversos grupos pastorais, movimentos e representantes das diversas comunidades rurais, ouvindo a cada um desses grupos conhecendo as suas experiências no caminho em busca do reino de Deus. As visitas não se resumirão apenas as localidades e aos grupos religiosos, as principais autoridades do município, assim como algumas entidades, receberão também a visita do Bispo, que com essa ação estará renovando o compromisso com o reino de Deus. Simultaneamente as visitas diversas celebrações estarão sendo realizadas. O Padre Adauto Tavares Gomes, administrador paroquial de Areia convida todas as famílias católicas areienses, para prestigiar a visita do Bispo Diocesano Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, participando dos momentos de encontro e celebrações.
quarta-feira, 3 de março de 2010
No último sábado dia 27 foi comemorado o dia do idoso, mas os profissionais que compõem o Programa de Estratégia de Saúde da Família o ESF V Antonio Trajano dos Santos, realizaram a comemorações na ultima quinta feira 25, no Espaço das Artes Horacio de Almeida. Todos os idosos que recebem atendimento no referido posto de saúde, foram convidados a participar do evento, que foi preparado com muito carinho pelos profissionais que atuam naquela unidade de saúde. O momento inicial da comemoração foi dedicado a reflexão e um agradecimento a Deus. Em seguida o professor de educação física Sebastião Valdevino convidou todos a se movimentar, realizando exercícios simples, mas que somados a uma boa caminhada, podem ser de muita serventia na melhoria de vida daquelas pessoas, que já não apresentam aquele mesmo vigor da juventude. Logo após esse momento, o Dr Luis, que é medico daquela unidade de saúde, falou a todos os presentes, sobre a importância das pessoas que fazem parte do grupo da “Melhor Idade” e que já passaram dos 60 anos, tem que ter com a saúde. A coordenadora de Imunização Antonieta Pereira, também falou aos presentes e chamou a atenção dos idosos para a importância de se tomar a dose de imunização contra o vírus da Influenza (o vírus da gripe), segundo ela, muitos idosos ainda relutam em tomar a vacina, que visa única e exclusivamente garantir a saúde dos idosos. Durante a comemoração, alguns presentes foram sorteados com os cerca de 70 idosos que participaram do evento, vale salientar que a comemoração foi exclusiva dos idosos que são atendidos pelo posto de saúde da Tristão Granjeiro. Participaram ainda do evento, o Diretor de Imprensa do município o radialista Nelson Almeida e Secretária de Saúde do Município Dona Carmita Santos.Segundo a secretária em sua pasta, assim como em toda a administração do Prefeito Dr Elson da Cunha Lima Filho o Dr Elsinho, “zela pela saúde dos nossos idosos é uma prioridade”. Dar todo o apoio necessário, para que todas as equipes que fazem a Estratégia de Saúde da Família no Município possam desenvolver atividades como essa, que visam promover a saúde preventiva, voltadas não só para os idosos, mas para a população em geral é praxe, dentro da secretaria municipal de saúde de Areia. O posto da ESF V, localizado na Rua Tristão Granjeiro é formado pelos seguintes profissionais: Dr Luis, Enfermeira Carla Alvino, ACS (Normando, Carmiselha, Adalgisa, Morgana, Joseane, Edna, Kleveny, Carlos Alberto), Auxiliar de Enfermagem Genildo, Vacinadora Célia, Visitadora Célia, Auxiliar Administrativa Fátima, Dentista Débora Cavalcante, Auxiliar de serviço dentário Claudiana e Auxiliar de serviços Leal.