A histórica cidade de Areia, terra do consagrado pintor Pedro Américo e do imortal escritor José Américo de Almeida, também se destaca na área musical. O Hino da Paraíba, por exemplo, é da autoria dos areienses Aurélio de Figueiredo Melo e Abdon Milanez; este último foi homenageado com seu nome na Banda de Música da cidade que atualmente é considerada uma das Filarmônicas mais antigas em atividade no Nordeste Brasileiro.
A Banda de Música de Areia foi fundada em 1847 pelo maestro Manoel de Cristo Granjeiro de Melo. A partir do ano de 1900 a banda passou a ser administrada pela Prefeitura Municipal, portanto, este ano completará 163 anos. Com o objetivo de manter a tradição e valorizar a arte nas crianças e adolescentes e como forma de inclusão social, o prefeito Élson da Cunha Lima Filho, Doutor Elsinho, inaugurou no ano 2008 a Escola Municipal de Música.
Atualmente cerca de 120 (cento e vinte) alunos da rede pública, entre crianças, jovens e adultos recebem gratuitamente aulas de música, tanto para aprimorar talentos, como para a iniciação musical. Este ano o prefeito Élson da Cunha Lima Filho, Dr. Elsinho, anunciou que o dinheiro arrecadado pelo Imposto Territorial Urbano – IPTU na cidade de Areia será revertido para a aquisição de novos instrumentos e fardamento para a Banda Filarmônica Abdon Milanez. Segundo Dr. Elsinho a Filarmônica Abdon Milanez, faz parte do patrimônio da cidade e orgulha a todos os areienses. “Iremos investir todo o dinheiro arrecadado no IPTU na nossa Filarmônica, será um presente não só da Prefeitura, mas de todos os areienses para nossa banda pelos seus 163 anos de história que tanto orgulha a todos nós.” Destacou o prefeito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário