sábado, 30 de janeiro de 2010

AREIA PREPARA-SE PARA REALIZAR INVENTÁRIO TURÍSTICO

Areia, localizada no brejo da Paraiba será um dos primeiros municípios do Nordeste a incluir todas as informações de equipamentos e serviços turísticos existentes na cidade como hotéis, pousadas, restaurantes, agências de turismo, instituições de ensino, bens culturais, segurança pública, atrativos naturais, infraestrutura básica e turística, dentre outros segmentos. O 'Inventário da Oferta Turística' será realizado em parceria entre Sebrae, Prefeituras através do Forum Regional de Turismo Sustentável do Brejo e Governo do Estado/Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turistico. A coordenadora da pesquisa Professora Vera Simões já iniciou os trabalhos que nesta primeira fase inclui os municipios de Areia, Alagoa Nova, Alagoa Grande, Bananeiras, Serraria.
O Inventário é uma espécie de mapeamento dos equipamentos e serviços no município que podem influenciar na atividade turística, social e Cultural. O trabalho de inventariança em Areia envolverá estudantes e professores universitários em Turismo. Os dados deverão ser armazenados e atualizados periodicamente no Invtur, que é um banco com informações detalhadas acerca da oferta turística do município. Essas informações poderão ser acessadas tanto pelo poder público, em suas diferentes instâncias, quanto pela sociedade civil, de forma sistematizada e hierarquizada e de acordo com os interesses de cada um.
"Os últimos quatro anos o municipio cresceu e é citado como de melhor desempenho social, cultural, turistico da região. O inventário turistico vai representar um elemento a mais na atual capacidade de trabalhar com profissionalismo e eficacia a favor do desenvolvimento da região do brejo", avaliou o prefeito Elson da Cunha Lima Filho.
A Secretaria de Turismo e Eventos já iniciou o processo de coleta de informações. A responsável pelo levantamento do número de visitantes e turistas na cidade, Ana Clara Maia, afirma que no ano de 2009 a cidade recebeu 8.855 visitantes de acordo com o livro de registro do Casarão José Rufino. Com um clima que atinge temperatura minima de 10 graus nos meses de maio a julho literalmente a cidade recebe visitantes do Oiapoque ao Chui. O Estado que mais visita Areia é o Rio Grande do Norte, some-se Pernambuco, Ceará, Bahia, Maranhão, Alagoas, Piaui e Sergipe, Amapá e Rondonia.
O Secretário de Turismo e Eventos, Ney Vital aponta que os visitantes chegam a cidade durante todos os meses. A referência pelo titulo de Patrimônio Nacional da Cultura é o motivo mais citado pelos visitantes. Na gastronomia destaca-se o Sorvete com Rapadura e Cachaça. O Sebrae prepara-se para levar a novidade ao Salão de Turismo que acontecerá em maio em São Paulo Ainda durante o ano de 2009 a cidade recebeu 62 visitantes estrangeiros. França e Estados Unidos somam 20 visitantes. Italia, Portugal, Holanda, Canadá, Suécia, Espanha, Irlanda, Inglaterra, Alemanha, Suiça, Chile, Equador, El Salvador, Japão e Republica Checa. "É Areia um autentico tesouso no alto da serra. O profissionalismo e a nova visão de trabalhar a riqueza do patrimonio cultural de Areia é que traz os turistas a visitar a terra de Pedro Américo e José Américo", finalizou o Prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário